sábado, 26 de dezembro de 2009

JOGOS DE MATEMÁTICA

Esse joguinho aprendi com a professora Conceição de Educação Física.
Modo de jogar
Dividir a turma em dois grupos e em cada grupo escrever os numerais na mesma quantidade, por exemplo, equipe A de 1 a 10 e equipe B de 1 a 10 também, e mostrar ou falar um número, as duas crianças de cada grupo que estiverem na posição do número que foi chamado deverão correr para pegar a bola, o que chegar primeiro ganha.
Esse jogo é ótimo para as crianças com dificuldade para memorizar os numerais, foi com esse jogo que ensinei os numerais para minha turma da Educação Infantil de 4 anos, e com a turma do 1º ano usei muito bingo.



AULA DE MATEMÁTICA

JOGANDO COM AS DEZENAS
Material – material dourado e dois dados.

Modo de jogar
Dividir a turma em dois grupos, todos com folhas para registrarem cada jogada.
A cada rodada será escolhido um representante que virá a frente e jogará os dois dados.
Juntamente com a turma e sempre registrando faremos a soma dos dois dados.


Conforme o resultado da soma serão entregues cubinhos do material dourado, quando formarem dezenas os cubinhos serão trocados por palitinhos.
Ganha o jogo a equipe que conseguir pegar primeiro a placa da centena.

AULAS DE MATEMÁTICA

CORRIDA DA SUBTRAÇÃO
Material – um dado, dois caminhões de brinquedo, uma pista grande desenhada em papel quarenta quilos e os cubinhos do material dourado.


Modo de jogar
Dividir a turma em dois grupos, todos com folhas para registrarem cada jogada.
Tirar par ou ímpar para ver quem começa.
A equipe escolherá um representante por jogada que deslocará o caminhãozinho e jogará o dado.


O valor que sair no dado indicará a quantidade de cubinhos que deverá ser retirado do caminhão, e será registrado no quadro e na folha individual através de desenhos que serão contados pelos alunos a cada rodada.



Ganhará o jogo o caminhão que chegar com a menor quantidade de cubinhos na carroceria ou que chegar sem cubinhos.

AULAS DE MATEMÁTICA

JOGO DO MICO
Material – cinco tampinhas de refrigerante com o número 1, cinco com o número 2, cinco com o número 3, uma com o desenho do mico e uma com o desenho da estrela. Um saco de TNT.



Modo de jogar
Dividir a turma em dois grupos, todos com folhas para registrarem cada jogada e cada equipe escolherá um representante por vez para ir a frente e tirar do saco 5 tampinhas.


Juntamente com a turma faremos a contagem e cálculo dos pontos, cada tampinha terá o valor do número escrito, sendo que poderão tirar dois coringas: a estrela que soma mais um ponto ou o mico que subtrai um ponto.
Ganha o jogo a equipe que terminar as oito rodadas com mais pontos.

Vídeo que serviu de inspiração para o nome do Blogger